Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Três horas sem contacto com a Estação Espacial


Três horas sem contacto com a Estação Espacial

Fotografia © NASA
A agência espacial norte-americana (NASA) divulgou hoje ter perdido as comunicações com a Estação Espacial Internacional (EEI), atribuindo a falha a um eventual problema informático.
A NASA informou igualmente que os astronautas a bordo da estação e os engenheiros da agência espacial estão a trabalhar para restabelecer as comunicações.
"Esta manhã, cerca das 09:45 (14:45 na hora de Lisboa), a Estação Espacial Internacional perdeu o contacto com o solo. Os controladores de voo em Houston (Texas, sul dos Estados Unidos) estavam a atualizar o sistema informático a bordo da estação, mas o sistema começou a funcionar mal", precisou a NASA, num comunicado.
A agência espacial norte-americana referiu que o computador principal que gere os parâmetros da vida a bordo da EEI foi substituído por um sistema de recurso. Este sistema não permite comunicações via satélite.
A NASA conseguiu reestabelecer totalmente o contacto por volta das 12:34 (17:34 hora de Lisboa), depois de um breve contacto por volta das 11.00 (16.00 em Lisboa), durante o qual a tripulação recebeu instruções para trabalhar com um computador de recurso.
O atual comandante da EEI, Kevin Ford, fez saber que estava tudo a correr bem na estação e que a equipa estava a trabalhar.
Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário