Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UE pode abandonar combustíveis poluentes


UE pode abandonar combustíveis poluentes

A União Europeia pode substituir a gasolina e gasóleo convencionais, usados nos transportes, por energias renováveis sem recorrer a biocombustíveis com impactes negativos no ambiente, como aqueles que aproveitam culturas agrícolas, defende um estudo ontem publicado.
O trabalho foi realizado pelo instituto de investigação holandês CE Delfta, a pedido das organizações não governamentais de ambiente europeias Greenpeace, BirdLife Europe, European Environmental Bureau e pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente e divulgado em Portugal pela Quercus.
"Os biocombustíveis de primeira geração, aqueles de produção agrícola, não são solução viável para descarbonizar os transportes", conclui a investigação.
Assim, as organizações europeias apelam ao Parlamento Europeu e aos governos dos Estados Membros para se concentrarem nas soluções propostas e "colocarem a UE no caminho de uma política mais "verde"" para transportes e combustíveis mais limpos.
Segundo os ambientalistas, as propostas avançadas no estudo permitiriam uma redução "significativa" das emissões de gases com efeito de estufa em 2020, "apoiando o desenvolvimento de indústrias inovadoras de produção mais limpa e que são uma grande fonte de emprego".
Os Estados-Membros "podem cumprir as suas obrigações sem recorrer (ou com um recurso praticamente nulo) a biocombustíveis produzidos a partir de culturas agrícolas, como a soja, a colza e a palma", acrescentam.

Sem comentários:

Enviar um comentário