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domingo, 2 de dezembro de 2012

Primeiro SMS enviado há 20 anos


Primeiro SMS enviado há 20 anos

O crescimento do número de mensagens enviadas entre telefones em Portugal anualmente está a abrandar, 20 anos depois do envio do primeiro SMS no mundo, com os desejos de "Feliz Natal".
Em 2011, trocaram-se 26,9 milhões de mensagens entre telemóveis e os números dos três primeiros trimestres de 2012 (20,8 milhões) parecem confirmar a tendência para a estabilização do crescimento das mensagens trocadas: 25,4 milhões em 2009 e 26,2 milhões em 2010.
Portugal está longe da explosão de crescimento de 2005 para 2006, com um pulo de mais oito milhões de SMS, ou para o ano seguinte, com mais seis milhões, que as operadoras contactadas pela Lusa explicam com o facto de o serviço passar a estar incluído em pacotes que não limitam o número de mensagens.
Os portugueses enviam em média cerca de 300 mensagens por mês, ou seja, mais ou menos dez por dia.
"Feliz Natal" foi a primeira mensagem enviada por SMS ('Short Message Service', em inglês), através da rede da Vodafone, em 3 de Dezembro de 1992, no Reino Unido entre um engenheiro de telecomunicações e um colaborador da companhia telefónica. O serviço começou a ser explorado comercialmente um ano depois na Suécia.
Em Portugal, o serviço de mensagens foi lançado em Outubro de 1995, mas só em Fevereiro de 2000 é que os três operadores se entenderam para permitir aos utentes a comunicação entre as diferentes redes. Com o alargamento deste serviço aos produtos pré-pagos, a utilização das pequenas mensagens de texto tornou-se omnipresente. 
Para João Canavilhas, professor da Universidade da Beira Interior, "os tarifários que foram surgindo com o serviço de mensagens gratuitas" ajudam a explicar o crescimento que os SMS foram tendo, enquanto a relativa estabilização dos últimos anos poderá ser explicada com a saturação do mercado, mas também com a utilização de redes sociais e o aparecimento de novas ferramentas nos 'smartphones'.
"Com a aplicação WhatsApp, por exemplo, é possível mandar mensagens gratuitas a partir de qualquer zona de redes em fios e as pessoas começam também a utilizar esse tipo de serviços", explicou João Canavilhas.
Para este investigador na área dos 'media', o SMS ganha importância e "autonomiza-se como canal porque pode ser utilizado praticamente em todos os contextos sociais".
Segundo os três operadores, o Natal e o Ano Novo são os períodos recorde de envio de mensagens, sendo que os acontecimentos com maior número de SMS trocados adaptam a tradicional trilogia "fado, futebol e Fátima": o festival Rock in Rio, jogos de futebol e o dia 13 de maio em Fátima. 
Para as camadas mais jovens, que desenvolveram inclusive escritas abreviadas para comunicar através deste meio, os SMS tornaram-se uma forma preferencial de estarem ligados entre si.

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