Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Baleia de 18 metros encalhou em praia de Nova Iorque




Imagem divulgada na página de Facebook dos bombeiros de Breeze Point

Uma baleia com cerca de 18 metros de comprimento encalhou hoje de manhã numa praia de Nova Iorque. Apesar dos esforços dos socorristas, o animal parece ter poucas hipóteses de sobreviver.
A baleia "foi descoberta com vida na areia às 10.40 [15.40 em Lisboa]" no setor de Breezy Point, no bairro de Queens (sudeste de Manhattan), afirmou um porta-voz da polícia à AFP, acrescentando que especialistas da Fundação Riverhead tinham sido chamados ao local.
A polícia tinha inicialmente dito que a baleia media nove metros de comprimento. Mas ao chegar ao local, os especialistas indicaram que a baleia, da espécie Balaenoptera physalus (baleia-comum), media 18 metros.
O estado de saúde do animal é grave. Segundo os especialistas, a baleia está "muito magra" e não se move muito, não sendo favoráveis as suas hipóteses de sobrevivência.
Os polícias e bombeiros chamados ao local tentaram manter a baleia molhada, até à chegada dos especialistas e à subida da maré. "Não temos mais acesso ao animal, que está rodeado de água", afirmou a especialista da agência federal NOAA, Mendy Garron, explicando que será necessário esperar pela próxima maré baixa para voltar a avaliar o estado de saúde da baleia. Caso não haja melhorias, a eutanásia pode ser a solução.
Segundo a mesma especialista, anualmente, há duas baleias que dão à costa em Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário