Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um sinal do fim do mundo? ou um raro fenómeno solar?


Um fenômeno solar, observado em quase todo o Brasil, chamou à atenção de varias pessoas que estavam observando o céu, ou que só olharam.




Um grande disco colorido, parecendo um gigantesco arco-íris, passou vários minutos em volta do Sol, provocando um belo espetáculo no céu.
As pessoas passaram vários minutos olhando para o alto e registrando tudo com as lentes dos telefones celulares. Vários religiosos presentes acharam que fosse um ',um sinal do fim do mundo',.
Mais o fenômeno e conhecido como “Disco de Airy”, em homenagem ao astrônomo britânico do século XIX George Airy, que desvendou o mistério.
Halo solar, como é chamado este fenômeno, se forma quando a luz do sol incide sobre nuvens com cristais de gelo, fazendo com que ocorra refração. Isso faz com que a luz se disperse e sejam observadas as cores que integram o feixe de luz como em um arco-íris. As nuvens esfarrapadas na alta atmosfera (mais de 20 quilômetros de altitude) formando uma espécie de lente que dá o efeito circular à volta do Sol.

O fenômeno óptico também produz a separação das cores - vermelho e azul - e é por isso que há quem pense tratar-se de um gigantesco arco-íris, mas só o vermelho se observa com mais facilidade, devido à falta de contraste do azul com a cor do céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário